?A essência do teatro está em fazer o silêncio vibrar? (Jean Louis Barrault).
Essa citação, do incrível Jean Louis Barrault, vem de encontro ao momento que atravessamos hoje: a retomada das nossas rotinas de treinos e práticas no modo presencial, trocando e redescobrindo a dinâmica de criação com o outro dividindo um espaço físico.
Depois de quase dois anos de isolamento em decorrência da pandemia da Covid-19, realizei uma Imersão Presencial em Mímica Total e Teatro Físico para um número restrito de alunos-artistas, respeitando todos os protocolos sanitários.
O que posso dizer, de imediato: como vibramos o silêncio que se fazia presente com as nossas práticas e criações! Jean Louis Barrault estava certo: a arte do ator, da atriz, reside nesse ato de corporificação dos sentimentos, dos anseios, das urgências expressivas. Fazemos vibrar o silêncio porque vibramos internamente enquanto artistas criadores.
???
Costumo dizer que a arte da Mímica é uma arte da resistência. Com os grandes Mestres, como Etienne Decroux, Marcel Marceau e Charles Chaplin, ela já enfrentou Guerras Mundiais, pandemia da Gripe Espanhola e tantos outros obstáculos e tragédias.
Quando calavam os artistas, não calavam seus corpos e seus desejos expressivos ? os boulevards surgiam trazendo a mímica à tiracolo!
No período que morei em Londres, meu Mestre Desmond Jones me presenteou com muitas técnicas, muito conhecimento prático e teórico. Quando a pandemia iniciou aqui em São Paulo e eu tive que fechar as portas do meu estúdio e produzir material sozinho eu pensava: ?Poxa... o Desmond me ensinou tudo, menos o que fazer numa pandemia!?. Que engano! O método da Mímica Total que eu pesquiso e desenvolvo há 30 anos tem como base ?a coisa mais importante do mundo?, que me foi confiada pelo meu Mestre e que hoje, mais do que nunca, se provou tão verdadeira: o Wow!
Desde que retornei de Londres e realizo trabalhos com grandes elencos de novela, cinema e teatro, o Wow está sempre presente. Podemos entende-lo como o nosso elan vital, nosso daimon, nosso Chi, nosso desejo expressivo, aquilo que nos acorda no meio da noite e nos faz perder o sono pensando em como dar corpo e voz às nossas criações.
Na Mímica Total, para além do conhecimento da técnica está a necessidade por se entender e ativar o Wow, entender O QUE TE MOVE! Qual é a sua urgência que te torna o artista que você é.
Nestes quase 2 anos de isolamento, meu Wow nunca esteve tão presente. Aprendi muito neste período, descobrindo as maravilhas do universo online, que nos permite treinar e aprender sem fronteiras. Me conectei com alunos que residiam não somente em São Paulo, mas de todas as regiões do país e de outros países. Passei para frente o que meu Mestre semeou em mim: ?o que te move??, ?o que te acorda no meio da noite??!
Então hoje, novembro de 2021, olho para a minha trajetória enquanto ator-mímico-pesquisador, Mestre também nas artes do corpo, e recebo a potência da mímica com outros olhos, com outro entendimento, com outro corpo.
O reencontro com os alunos-artistas em tempo real, no presencial, foi potente e adquiriu outros significados: do fortalecimento nos jogos de cena e criações às trocas de afetos.
Acredito, realmente, que o mímico sempre estará a postos para corporificar os silêncios com vida! Sigamos agora, nesse mundo em que Presencial e Online se complementam e fortalecem ainda mais, a arte.