LUIS LOUIS

MÍMICA TOTAL & ARTES DO CORPO

OBJETIVO GERAL

Um profundo e inédito estudo da arte da Mímica Total, que entende a mímica como ato de ​corporificação da vida, integrando pensamento, corpo e voz.

Este curso é um mergulho radical nas práticas, técnicas e no pensamento dessa arte, focado no ator-total (autor/ator, criador/obra) e do corpo como o próprio pensamento (corpo pensante). O programa aborda 7 Módulos: Criatividade, Mímica Clássica, Moderna e Contemporânea (esta última também chamada de Teatro Físico), a Mímica Total, a dramaturgia e  a produção artística do ator-total.

O processo tem como objetivo potencializar a presença do ator e desenvolver uma gramática corporal refinada, possibilitando meios e liberdade para transformar pensamentos, idéias e emoções em realidade física. Fortalecer a posição e a atitude do ator colocando-o no centro do processo de criação e oferecer instrumentos para criar, inovar e viver arte.

 

Tem como objetivo formar atores-criadores diferenciados e capacitados para atuarem, dirigirem e coreografarem.

Este curso não tem como objetivo ensinar o ator a reproduzir técnicas, mas, principalmente, oferecer uma rica referência e treinamento para que o artista crie, organize, de forma original a sua técnica pessoal e seja encorajado a criar novas possibilidades artísticas na vida.

No final do curso o aluno receberá o Diploma em Mímica Total.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Criatividade

• Modo aberto da criação.

• O estado do SIM

• Criatividade X inovação.

• Os arquétipos do sonhador, do realista, do crítico e do guerreiro.

• Oasis da inovação: lugar e tempo.

• Os fundamentos da criatividade na Mímica Total.

 

 

2. A Mímica Clássica

 

• O silêncio (a respiração, a percepção e a comunicação não-verbal).

• A Pantomima Branca e a mímica objetiva: criação de ilusões (objetos, superfícies, ponto- fixo e manipulação).

• Anatomia Expressiva I ( articulação, escalas corporais simples, e tridimensionais).

• Corpo-Estátua.

• Ilusões de força: (puxar e empurrar).

• Andares I.

• Saltos e giros I.

• Caracterização por meio do andar.

• Dinâmicas do Corpo I.

• Criação de imagens no corpo e no espaço (ilusões).

• Figuras de Movimento I

• A Máscara Branca (maquiagem).

• As Máscaras Faciais e Corporais.

• Cinema Mudo (Chaplin, Buster Keaton...).

• Pantomimas Clássicas e Modernas: Jean Gaspard Debureau e Marcel Marceau.

• Criação e Improvisação I.

• Dramaturgia da Mímica Clássica.

 

3. A Mímica Moderna

 

• O Véu e o Neutro.

• Mímica Subjetiva, Atmosferas e Biosferas.

• Anatomia Expressiva II: (escalas avançadas, contradição, oposição, ondulações...)

• Os 4 Contrapesos.

• Dinâmicas do Corpo II: os dinamorítmos.

• Andares II

• Saltos e giros II.

• Figuras de Movimento II.

• Matrizes e Partituras.

• Fundamentos acrobáticos I.

• Estudos sobre a Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux

• Composição I.

• Improvisações e criações.

 

4. A Mímica Contemporânea     

 

• WOW: a explosão da presença e o corpo energético.

• Gamas de emoção.

• Os sete níveis de tensão muscular.

• Os elementos.

• Timing.

• Mímica Vocal I: sons onomatopaicos,o grammelot e a ação vocal.

• Anatomia Expressiva III

• Andares III

• Saltos e giros III.

• Dinâmicas do Corpo III.

• Figuras de Movimento III

• Lutas Cênicas.

• Animais.

• O robô, o manequim e a marionete (humana)

• Comédia Física.

• O grotesco.

• A Arte do Contador de Histórias.

• O Narrador, o Personagem e a Persona.

• Composição II.

• Improvisações e criações.

5. A Mímica Total

 

• A Gramática da Mímica Total.

• O Kung Fu e o Tai chi chuan do ator.

• A musicalidade do movimento.

• Mímica Vocal II: corpo/voz.

• O Manifesto.

• Quebra da representação. Presentificação do acontecimento.

• Fundamentos acrobáticos II.

• Criança, caricatura, persona e você.

• Comédia Física e Improvisação.

• Estudos em atuação: matrizes dramáticas e pós dramáticas

• Criação de uma obra artística: espetáculo, performance...

6. A Dramaturgia do ator-total

 

• Dramaturgia do desejo.

• Matrizes, partituras, montagens e composições.

• A dramaturgia do  tempo e do espaço.

• A tecedura das ações físicas.

• A escritura do corpo.

• Dramaturgia visual.

• Dramaturgia sonora.

• Drama ergon

• Roteiro de Encenação.

• O Texto escrito.

• O dramaturgista.

 

7. A Produção Artística

 

• O leitmotiv

• Número, performance, eventos, espaços inusitados, espetáculo teatral, show e video.

• O planejamento.

• Elaboração do seu Projeto.

• Estratégias para alavancar seu projeto do zero.

• Estratégias públicas.

• Estratégias virtuais e presenciais.

• Ambiente artístico na internet.

• Formar seu público.

• Viver de arte, com arte e para a arte.

PROCESSO SELETIVO - 20 vagas

 

Professor: Luis Louis.

 

Participantes: Atores-criadores, bailarinos, clowns ou peformers, que tenham muitíssima vontade de estudar e viver Arte.

 

Período: de 18 de fevereiro à 13 de dezembro. Terças, quartas e quintas das 9:30h às 12:30h - (Férias: 12 de julho à 05 de agosto).                 

Local: Estúdio Luis Louis – R. Pedro Taques, 145 (esquina com a Rua Bela Cintra). Consolação – SP.

 

 

Formas de pagamento com desconto:

 

1. À vista: R$ 7.800,00 (desconto de R$ 450,00 no valor total do curso).

 

2. Cheques:  12 X R$ 662,50 (desconto de R$ 300,00 no valor total do curso).

 

 

Valor do Investimento: 

 

 Valor total: R$ 8.250,00 em até 10x sem juros no CARTÃO DE CRÉDITO.

 

 

INSCRIÇÃO: Clique no botão abaixo ou, solicite a ficha de inscrição pelo email: estudio@luislouis.com.br.

DEPOIMENTOS DOS ALUNOS