builderall

ESPETÁCULOS E SHOWS

Conheça os espetáculos e shows que compõem, atualmente, o repertório da Cia. Luis Louis e estão disponíveis para contratação! Se você desejar, também poderá encomendar um espetáculo para seu festival ou evento. Basta entrar em contato!

Ator, diretor e dramaturgo com Notório Saber e Mestrado pela PUC-SP, especializou-se em Mímica e Teatro Físico na Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre, na Inglaterra, onde viveu por cinco anos. Neste período desenvolveu uma intensa pesquisa nesta área, que incluíram diversos cursos, trabalhos e espetáculos. Foi, também, professor de mímica no Royal National Theatre e na The School of the Science of Acting em Londres. É especialista em Artes Marciais, Tai Chi Chuan e faixa preta em Kung Fu pelo Templo Shaolin de Kung Fu (TSKF). É autor do livro "A Mímica Total" - um inédito e profundo mapeamento dessa arte no Brasil e no Mundo.

Luis Louis retornou para o Brasil em 1997 para fundar a Cia Luis Louis e trazer a proposta de uma nova posição do ator no teatro e na sociedade.
 Em 1998, dirigiu e atuou em seu primeiro espetáculo de retorno ao país, “Linhas Cruzadas”. Em 1999 fez a abertura do evento Mímica em Movimento realizado no Sesc-Consolação.

 Em 2000, dirigiu a atuou no espetáculo, “Selvagem”, que foi apresentado durante 3 anos por todo o Brasil. Neste mesmo ano, com parceria do Sesc-Consolação, idealizou e coordenou o evento "Reflexos de Cenas", criando um ponto de encontro entre o teatro, a dança e a performance.

 De 2001 a 2009 fez a preparação corporal de vários espetáculos dentre os quais "Suburbia", "Quixote", "Cidadão de Papel", "Hamlet", "Solos do Brasil", “Metamorfose” e “Histórias de Muitos Amores”.

Em 2003, Louis fundou o Casarão do Ator, que sediou sua cia e pesquisa por dois anos. Surgiu ali o espetáculo “Brasil Deportado”, com autoria e direção sua além de dividir a atuação com a sua cia.

 Em 2005 fundou o Estúdio Luis Louis - Centro de Pesquisa e Criação da Mímica Total do Brasil, que se tornou um ponto de referência desta arte inédita no Brasil e no exterior. Ainda neste ano fez a preparação de elenco da minissérie "Hoje é Dia de Maria - 2° Jornada" na Rede Globo com os atores Rodrigo Santoro, Letícia Sabatella, Carolina Oliveira, Stênio Garcia, Osmar Prado, Ricardo Blat, Juliana Carneiro da Cunha, Daniel de Oliveira entre outros.

 No início de 2006, forma, sob sua coordenação, o Laboratório de Pesquisa e Criação da Mímica Total, reunindo artistas-pesquisadores em experimentações práticas para a criação. Em 2007 a Cia Luis Louis foi contemplada pela sua pesquisa com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte, com patrocínio da Petrobras.

 Em 2008 realizou o 1º Manifesto da Mímica Total , um grande evento de divulgação da pesquisa, contando com 4 espetáculos inéditos: "Sistema Nervoso", "Risco de Vida", "Sintoma" e "Missão Super Hiper Importante", além de aula-espetáculo, oficina e mesa-redonda.

 Ainda em 2008 sua cia foi contemplada com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Com isso, além de aprofundar e dinamizar a pesquisa, realizou em 2009 o 2º Manifesto da Mímica Total , com apresentação de 4 espetáculos: “650 Mil Horas”, “I´ve got a Feeling”, “Sistema Nervoso – Versão Final” e "Missão Super Hiper Importante", além de atividades como oficinas gratuitas, debate e aula-espetáculo.

FALAS DE UM MÍMICO

Para comemorar os seus 20 anos de carreira, em 2011, Luis Louis criou esse espetáculo que reúne vários quadros do seu repertório num tema central, a condição humana pós-moderna. Alguns deles, já são conhecidos e premiados no Brasil e na Europa, e outros  inéditos.

Depois de muito sucesso por todo país, inclusive, na primeira Mostra Internacional de Mímica em Brasília (DF), no Festival do Riso e Festival de inverno em Campina Grande (PB), Festival de Humor e Performance em Salvador (BA), Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (GO), Festival Nacional de Teatro em Goiás (GO),  Festival Internacional de Teatro Físico em Goiânia, Virada Cultural em Assis e Sesc Florianópolis, o espetáculo teve sua estréia oficial em São Paulo no dia 05/04/2014 e cumpriu temporada de 3 meses, de muito sucesso, no Espaço Parlapatões.

O ESPETÁCULO

Um Mímico entra em cena e após algumas tentativas consegue romper o silêncio e começa a falar numa relação intima e descontraída com a platéia. Com muito humor e um gestual singular de Louis, esse mímico aborda, de uma forma surpreendente, temas sobre a Condição-Humana Contemporânea como: busca incessante da felicidade, perda da identidade, consumismo, solidão, saúde, trabalho e amor.

 
Para organizar estes quadros num espetáculo Louis fez um intenso estudo de dramaturgia sobre a condição humana e três pilares sustentaram esta pesquisa:
1.A Jornada do Herói segundo Joseph Campbell.
2. A afirmação da potência da vida baseado na filosofia de Spinoza, Nietzsche e Deleuze.
3. A Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman.
Luis Louis propõe um jogo de representação e quebra da representação tendo como condutores a persona, o narrador e personagens.

PROPOSTA DE ENCENAÇÃO, FIGURINO E TRILHA SONORA
Na estrutura da ação acontece um jogo de representação e quebra da representação tendo como condutores a persona, o narrador e personagens. A relação com a platéia é aberta.
 
A movimentação é baseada nas técnicas extra-cotidianas da Mímica Total, onde o corpo não é simplesmente um corpo, mas uma mídia primária, podendo ser objetos, emoções e abstrações. A voz aparece integrada ao corpo, tendo grande utilização da mímica vocal. A Trilha Sonora compõe a atmosfera pop com: Bjork, Prodigy entre outros. O espaço cênico é preenchido por ilusões mímicas na caixa preta e projeções de imagens que interagem com as ações do ator. O figurino foi concebido trazendo a atmosfera do Mímico clássico caracterizado pelas cores tradicionais (branco e preto), mas com recortes modernos, misturando assim o clássico e o contemporâneo.
 
Esta obra também exalta a Mímica em toda a sua potência e poesia, e, desfaz uma série de equívocos sobre esta arte que integra pensamento, corpo e voz.

Ficha Técnica

Dramaturgia, direção e atuação: Luis Louis

Iluminação: Zhé Gomes

Produção Geral: Cia Luis Louis

SELVAGEM

O que restou do animal de ontem no Homem de hoje? Tudo? Nada? Foi evolução? Regressão? Aliás, pensando bem, o que é ser verdadeiramente um Homo Sapiens?
 
De questões como estas nasceu “Selvagem”, em que o tema “animal” x “pós-modernidade” é abordado com muito humor e criatividade por meio de situações e personagens extraídos do cotidiano.

O ESPETÁCULO
Utilizando as técnicas da mímica e do teatro físico, a peça se inicia com uma breve e divertida cena, onde é mostrada a “evolução” do Homem primata até o século XXI. Em seguida, este ser já “desenvolvido” é colocado de encontro às facilidades da vida moderna, tais como: tecnologia, computadores, transporte público e, também, na vida social, com seus amigos, namorada, família e etc...
 
O resto dos instintos selvagens, guiados pelos sentidos, que já foram, uma vez, tão aguçados, enfrentam o estresse da cidade grande, sempre explorando o lado cômico dos chamados “animais racionais”.
 
A dramaturgia foi criada por Luis Louis e, nela, a ação e a emoção são expressas pela fisicalidade do ator.
 
O espetáculo enfatiza o potencial expressivo do corpo do ator como um todo, não se limitando as palavras e a voz.

Ficha Técnica

Comcepção, direção e atuação: Luis Louis

Produção Geral: Cia Luis Louis

LUIS LOUIS MIME SHOW

Após 2 anos de pandemia, esse show nasceu em 2022, da necessidade contaminar o mundo com muita criatividade e uma arte alegre e potente. De resgatar a magia dessa arte que atravessou períodos tão complicados e que sempre serviu como um antidoto às guerras e pestes humanas.
Artistas como Jean Gasbard Debureau que passou pelas invasões napoleônicas, Charles Chaplin, Buster Keaton, Etienne Decroux que emergiram no meio da gripe espanhola e da primeira guerra mundial, Marcel Marceau que foi abraçado por uma Europa destruída pelos horrores da segunda guerra mundial, foram os grandes inspiradores na criação dessa obra.
Esse show é composto por vários quadros clássicos premiados do repertório do Louis e outros inéditos criados no período da pandemia.

Ficha Técnica

Concepção, direção e atuação: Luis Louis

CANAIS

+55 (11) 94940-1137
estudio@luislouis.com.br
https://luislouis.com.br

2022 | Todos os direitos reservados ao Estúdio Luis Louis. Site desenvolvido por On-Line Art.